A tecnologia e a pandemia: Entenda como algumas empresas usaram da inteligência e da tecnologia para continuar firme no mundo corporativo

Com o atual cenário econômico diversas empresas precisaram recorrer as mais diversas tecnologias e criatividade para manter suas atividades e não decretarem falência, pois o distanciamento social fez com que muitos precisassem lançar  novas plataformas  como é o caso de diversas instituições de ensino que antes da pandemia operavam apenas  com aulas presenciais,  e precisaram se adequar ao sistema  de ensino a distância.

Porém, não só  empresas  de grande porte do cenário corporativo  tiverem que correr contra o tempo, empresas de pequenos e médio porte também. Conheça a história da loja de moda intima Meias Malícias, nossa equipe conversou  com  a proprietária Fátima dos Reis para conhecer as estratégias utilizadas para obter sucesso nessa jornada.

A  Meias Malícias  começou bem pequena  em um  shopping  localizado no centro de Guarulhos, antes de investir no ramo Fátima já havia gerenciado outros empreendimentos, desde  vídeo locadoras até pizzaria, mas foi no segmento de roupa intima que ela encontrou sua verdadeira paixão, pois nesse segmento ela pode ter contato com as pessoas pois nos contou que  considera esse contato, fundamental para o dia a dia.

O nome Meias Malicias surgiu de uma metáfora, pois meia não vem do sentido de meia vestimentas, e sim, de metade, observe bem a grafia do nome: Meias Malícias, e a lingerie, envolve emoção, empoderamento,  valoriza o sentido feminino.  

Com essa pandemia, Fatima precisou se reinventar; inicialmente as vendas eram feitas pelo WhatAapp, e basicamente reduzido a alguns itens que sabiam que não haveriam erros, pois esse segmento ela nos revela que é um pouco complicado vender a distância devida cada mulher ter uma particularidade e isso não há como fugir.

Apesar de conhecer o mercado que atua, era necessário também acompanhar o ritmo de crescimento corporativo,  então  os planos para  a implementação de uma loja virtual, já era algo pensado, mas a longo prazo, e diante dos fatos, essa decisão precisou   ser antecipada.

Ellen Gomes foi a principal idealizadora para a implementação ela entende que era necessário acompanhar o ritmo dos avanços tecnológicos,  pois assim como Fátima,  há uma verdadeira conscientização de que seu público, buscam cada vez mais facilidade no acesso alinhado com segurança e conforto, pois observaram que por mais que a maior parte do seu público  querem e gostem de ir até a loja, experimentar, olhar sentir as texturas, há também aqueles que preferem a compra online e acreditam que essa seja sim uma grande tendência. Optaram então em deixar  o institucional alinhado ao E-commerce, desta forma  atingir  seus diversos públicos, podendo assim  aumentar a oferta de seus itens atendendo diversas faixas etárias.     

Conheça a loja em www.meiasmalicias.com.br                                                                                                                                                                         

Ficamos offline

Ficamos offline

Ficamos offline

Bom dia e bom feriado a todos.

Apesar de hoje ser o Dia da Consciência Negra e feriado em muitos  lugares, como a cidade de São Paulo, onde estamos, é importante virmos aqui conversar com nossos amigos, parceiros, clientes e fornecedores.

Na última quarta, dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, nossos sistemas de monitoramento relataram que, os nossos servidores internos ficaram offline. Isso só pode ocorrer apenas em duas situações, falta de energia ou falta de conexão com a Internet.

Aos nos dirigirmos a empresa, ficou claro que havia energia e, rapidamente foi identificado uma falta de conexão e a causa, foi uma falha no modem fornecido pela operadora TIM Live.

O modem já apresentava falhas, principalmente com relação ao wifi, que sempre caia. Essa falha foi reportada à operadora em 21 de outubro que, como resposta pediu apenas para “resetar o modem de fábrica“, pois a empresa TIM “não dá garantia no wifi” que eles fornecem! Essa operação foi repetida várias vezes até, no dia 15 de novembro, o modem parou de funcionar.

Contactada a operadora, pediram 24 horas para fazer a troca. Como era feriado, não houveram graves comprometimentos. Após esse período, na manhã do dia 16, nada havia sido feita e a operadora foi contactada. Pediu um prazo de “no horário comercial” sendo que esse no atraso, já comprometeram várias operações que seriam feitas no dia 16.

Novamente, após o termino do horário comercial, a operadora foi contacta e alegou que havia uma manutenção no bairro e, por isso, após as 22 horas da quinta, a conexão voltaria. Novamente informamos que o modem roteador estava comprometido e, que nenhuma manutenção na rede externa daria certo. O atendente fez testes que verificaram o problema com o modem. Foi prometido um técnico na manhã seguinte.

Na manhã da sexta feira, após o horário prometido, um novo contato foi feito com a operadora e foi prometida, dessa vez, uma manutenção por acesso remoto. Mais uma vez, informamos que o modem não estava funcionando e não responderia a uma manutenção remota. Mesmo assim, foi prometida resolução até as 18 horas da sexta. Claro, a manutenção remota não funcionou.

Entramos, novamente em contato, após as 18 horas, para saber do problemas fomos informados que, como a manutenção remota não funcionou, o modem seria trocado. Agora volte a primeira ocorrência e você perceberá que o mesmo já foi pedido no começo do problema. Uma visita técnica ficou acertada para sábado de manhã, no primeiro horário. Desta vez,  o atendente foi alertado que não haveria ninguém para atender na manhã. Ficou acertado que nosso diretor de operações, o senhor Edson Santos estarias na empresa em 14 e 15 horas para receber o técnico.

Claro, eles apareceram as 9 horas da manhã! Felizmente, o senhor Edson conseguiu que um familiar estivesse na empresa nesse período, já sabendo que a TIM Live não iria manter o que foi acertado.

Só conseguimos voltar a ter total conexão quando o modem pode ser configurado com as regras de acesso externo usadas pela XS Informática foram feitas. Lembramos que não havia ninguém da equipe técnica disponível no horário que o modem foi trocado.

Assim, tivemos um total de 94 horas e 45 minutos em acesso a Internet em nossa rede! Mesmo o problema já sendo identificado e informado no primeiro contato, a TIM Live insistiu em um processo lento e burocrático, deixando de prestar o serviço do qual ela foi contratada.

É importante ressaltar que nenhum site ficaram fora do ar, pois os servidores de hospedagem da nossa empresa irmã Galaxy Host não ficam em nossos escritórios.

De posse de todos os protocolos e  algumas gravações, vamos acionar a empresa TIM juridicamente pelo tempo que foi perdido por uma falha simples de um equipamento.

Novamente, nos desculpamos de nossos amigos, parceiros, clientes e fornecedores pelo ocorrido e outras soluções para a questão estão em tratamento.

Amazon chega ao Brasil

A Amazon lança loja de eletrônicos no Brasil

Demorou muito, mas a Amazon, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, que a maioria das pessoas pessoas acha que é apenas uma loja virtual, começou a vender nessa quarta, dia 18 produtos eletrônicos no Brasil.

Por muitos anos, a Amazon estava disponível no país vendendo apenas livros eletrônicos, o seu dispositivo de leitura Kindle, prestando serviços na nuvem para profissionais com o serviço AWS e, como plataforma de séries e filmes com o Amazon Prime Video.

Nessa etapa a loja está vendendo celulares, tv e vídeo, câmeras e foto, áudio e vídeo portáteis, acessórios, computadores e games e consoles. Esses produtos foram escolhidos por terem melhor facilidade de entrega e por serem muito procurados pelos brasileiros.

Mas, diferente do modelo conhecido, a Amazon está atuando como marketplace. Assim, em vez de ter estoque e vender diretamente ao público, o grande varejista está abrindo oportunidade de pequenos lojistas venderem seus produtos para todo o país, em troca de uma pequena comissão.

O modelo de marketplace é o mesmo de outros sites conhecidos, como OLX e Mercado Livre, além da plataforma de B2W (Americanas.com e Submarino). Isso fez com que a Amazon já chegasse ao país com seguro contra fraudes.

Tenha sua independência

Vale lembrar que um lojista não deve se prender a marketplaces de terceiros e a rede sociais. É muito importante ter seus próprio ponto de vendas, com seu nome e marca. A XS Informática está preparada para atender a essa necessidade do lojista em ter seu próprio ponto e a vender em marketplaces e redes social.

Para vender mais, o lojista deve estar disponível em vários locais. É como se uma loja física tivesse vários pontos, onde os marketplaces são equivalente aos shoppings centers.

Para ter seu próprio ponto de venda e poder vender com sua política sem surpresas, entre em contato com a XS Informática.

Laravel 5.5 é lançado

Laravel 5.5

Lançamento do Laravel 5.5 LTS

No dia 30 de agosto, foi oficialmente publicado o Laravel 5.5 LTS (Long Term Support), com garantia de suporte por dois anos e três anos para correção de falhas de segurança.

Essa versão trás várias novidades interessantes para os desenvolvedores.

Volta do Woops – nada mais de mensagens simples de erro ou mesmo ter que fazer instalação manual, o Woops está de volta ao Laravel desde a versão 4 e agora, os desenvolvedores terão melhor acerto na correção de erros, dos mais simples aos mais complexo – como sabemos, os mais simples levam mais tempo para ser corrigidos!

Laravel 55 Whoops

Laravel 55 Whoops

Collection Dumping – agora os comandos dd e dump fazem um debug mais simples das collections. Veja post completo sobre o Collection Dumping.

Renderização de Exceções – no Laravel 5.5 você pode definir um método response público para uma saída de exceção como você preferir.

Responsable Interface – com a Responsable Interface, uma classe que implementa a interface pode ser retornada como um método de um controlador e se chamada pela rota diretamente. Veja mais detalhes sobre a Responsable Interface.

Método de Validação do Request – no Laravale 5.5 o desenvolvedor pode validar o request no próprio objeto.

Objeto de Validação Personalizado – criar um objeto de validação personalizado, permite que no Laravel 5.5 ter um local onde a lógica de validação fica armazenada. Conheça mais detalhes sobre o objeto de validação personalizado.

Blade com definições de autorização e visitante – No Blade, agora podemos indicar se o usuário é visitante ou tem autorização para o recurso sem o uso do if!

Definições do Frontend – em vez de iniciar um projeto como Vue.js como padrão, Laravel 5.5 pode se definir a biblioteca de frontend desejada, seja o próprio Vue.js ou o React ou o Bootstrap ou mesmo, nenhum.

Arquivos Factory separados – você pode criar um arquivo Factory independente para casa um dos seus Models usando o Artisan.

migrate:fresh – como esse simples comando, o Artisan pode criar uma base de dado e rodar todas as migrates de uma vez. Parecido como migrate:refresh, que executa um rollback da base e roda as migrates.

RefreshDatabase – permite fazer uma rápida migração do banco de dados de testes, independente que seja uma base em memória ou tradicional.

Método withoutExceptionHandling() – que permite a uma base de teste desabilitar o tratamento de exceções e capturar a exceção diretamente.

Descoberta Automática de Pacotes – o Laravel 5.5 identifica os novos pacotes (a maioria deles, pelo menos) de forma automática, sem precisar configurar alias ou providers. O próprio Taylor Otwell falou sobre a descoberta automática de pacotes.

Veja o vídeo de lançamento trazendo as novidades do Laravel 5.5:

A XS Informática usa em seus novos projetos o Laravel e, com certeza irá tirar proveito dos novos recurso do Laravel 5.5 para benefício de seus clientes.  Entre em contato para conhecer nossas soluções.

 

 

 

Tolerância, precisamos falar sobre

Os FatosA falta de tolerância que ocorreu na cidade americana de Charlottesville, Virginiam, é algo de muita tristeza para todos nós. Basicamente: um grupo de supremacia branca se juntou a um grupo de neonazista para protestar contra a retirada de uma estátua do General Robret E. Lee. O General Lee foi o líder do exército Confederado do sul dos E.U.A. que lutou pela separação desses estados do resto do país, tendo uma das causa, a abolição da escravidão.

Tolerância é ser conta supremacia branca

Tolerância é ser conta supremacia branca

O sul dos E.U.A. é, até hoje, agrário. Diferente dos estados do norte, que tem forte industrialização, no sul a mão de obra do campo foi no século 19 muito necessária e utilizava-se de escravos negros africanos.  Quando Abraham Lincoln foi eleito presidente, sendo um defensor da abolição, os estados do sul se revoltaram e começaram uma sangrenta guerra civil que durou 3 anos e matou, aproximadamente, 1.000.000 de pessoas.

Após mais de 150 anos, em alguns lugares, esses escravocratas são reverenciados com estátuas que vem sendo removidas, muitas vezes por novos líderes locais eleitos que são negros ou latinos. Foi o caso de Charlottesville.

Alegando o direito de liberdade de expressão, esses grupos intolerantes saíram em marcha pela cidade, cantado palavras de ordem contra negros, latinos, imigrantes (mesmo todos eles serem descendestes de imigrantes) , judeus, homossexuais e feministas! A lista é grande. Muitos carregavam tochas, em alusão a Ku Klux Kan e a bandeiras nazistas. Entraram em conflito com grupos de defesa dos diretos dessas minorias, com a polícia e, causaram a morte de uma pessoa em um caso de atentado semelhante ao que ocorre na Europa.

A questão é: tem essas pessoas o direto de ser intolerantes e a sociedade deve permitir essas manifestação?

A resposta simples é NÃO!

O paradoxo da tolerância

No caso de uma sociedade ser totalmente tolerante e tudo permitir, vai haver, nessa sociedade uma parcela que é intolerante a alguma coisa (negros, latinos, imigrantes, judeus, homossexuais e feministas). Esses grupos intolerantes, com o tempo, vão conseguir passar, com a alegação de liberdade de expressão, leis intolerantes nessa sociedade e, vão deixar a sociedade, que antes era tolerante, uma sociedade que persegue quem tolerou os intolerantes. Assim, para que a sociedade posso continuar tolerante, ela deve ter leis que proíbam pessoas intolerantes a se organizar. Esse é o paradoxo da tolerância de Kark Popper. No vídeo, abaixo, o físico Caio Gomes explica esse paradoxo:

Com o paradoxo da intolerância em mente, temos que pensar, nossa sociedade deve ter mecanismos que impeçam pessoas intolerantes de se apoderar da sociedade como um todo. Muitas vidas foram perdidas e são ainda hoje,  como o preconceito! Isso não faz sentido em uma sociedade globalizada com a nossa! Na Alemanha, onde tivemos a mostra maior que a falta de tolerância faz a uma sociedade, pessoa são presas por fazerem o cumprimento nazista ou por dizer “heil Hiltler”. E está correto! Faz com que esses grupos não cresçam.

A busca pela diversidade é o mote da sociedade tecnológica do século 21. Se olhar na lista das 500 maiores empresas do mundo, perceberá que, a maioria dos líderes é homem branco heterossexual.

Como uma sociedade saudável pode abdicar de mentes em lugares de liderança  por a pele da pessoa não for branca, ou por ser mulheres ou, por ter um comportamento diferente da maioria! Isso é um absurdo, pois esse perfil, com certeza, são mais de 80% da pessoas do mundo, se não mais.

Tolerância da Tecnologia

O que mais assusta, é a reação do presidente Donald Trump, que foi eleito com discurso anti-imigração, não condenou os grupos neonazistas, mas sim, os grupos de defesa dos direitos humanos!

Isso não ficou impune. Representantes de várias empresas, que eram conselheiros de Trump, como a Merck, Under Amour, Intel, o abandonam. Isso forçou o presidente a desfazer esses conselhos.

Tim Cook, CEO da Apple, disse:

Eu não concordo com o presidente e outros que acreditam que existe uma equivalência moral entre supremacistas brancos e nazistas, e aqueles que se opõem a eles defendendo os direitos humanos. Equacionar as duas coisas vai contra nossos ideais como americanos.

Além disso, enviou uma carta para todos os funcionários e vai doar US$ 1.000.000,00 para entidades que lutam contra o preconceito.

Mostrando como a sociedade pode reagir, o perfil do twitter Yes, You’re Racist (@YesYoureRacist), está postando fotos dos envolvidos no caso de Charlottesville e pedindo que eles sejam identificados. Alguns já foram demitidos.

A luta contra o preconceito é diária e não pode ser relegada apena ao governo. parte de cada um em nossa sociedade, sejam pessoas, sejam empresas grande ou pequenas, sejam as autoridade. Não podemos deixar que fatos do passado não se repitam! Essa é a posição da família XS Informática. Uma empresa que respeita todas as pessoas, uma empresa tolerante e diversificada.

Versão 4 do Bootstrap Framework Lançada

A versão 4 do Bootstrap Framework foi lançada e ela é a 4 Beta!

Bootstrap Versão 4 Beta

Bootstrap Versão 4 Beta

Sim, o Boostsrap 4 é Beta. Segundo o anúncio oficial, o novo Bootstrap muda muitos conceitos da versão 3 e, para manter a nova versão sempre em atualização até a próxima versão 5 (calma, vai demorar, a versão 4 ficou 2 anos em desenvolvimento).

Algumas das mudanças:

  • Troca do Less pelo Sass, que permite compilação mais rápida, graças ao Libsass;
  • Flexbox e sistema de grids melhorados, quase tudo foi mudado para flexbox e, com novo nível de grade, fica melhor a segmentação para dispositivos móveis;
  • Novo elemento card adicionado, facilitando a montagem dos elementos da página;
  • Novas opções de personalização, permitido pela possibilidade de mudar as variáveis no Sass;
  • Plug-ins JavaScript foram reescritos, em ES6 (yes!);
  • Tooltips, popovers e dropdowns melhorados com a nova biblioteca Popper.js;
  • Documentação nova, redigida e melhorada, toda em Markdown e com novo formulário de pesquisa;
  • E, se você usa Internet Explorer 8, Internet Explorer 9, Safari 8, iOS8, sinto muito (na verdade, não), fique na versão 3, pois o Booststrap 4, não dá mais suporte a esses navegadores e, já passou da hora!
  • E muitas outras novidades, como controles de formulários, novo carrossel, barra de navegação redesenhada, validação em HTML5….

Para ver mais detalhes, veja o anuncio oficial do Boostrap.

A importância do Framework

Para a maioria dos cliente da XS Informática, nem imagina o que seja um framework ou o que seja o Bootstrap.

Frameworks são um conjuntos de funções e bibliotecas que tem como objetivo, facilitar e agilizar o desenvolvimento de uma aplicação ou mesmo um site.

Os frameworks pode ser para o backend (a parte de uma aplicação que está por trás e, mantém tudo funcionando) , onde temos o Laravel, ou no frontend (a parte visível que permite a interação do usuário). Um deles, é o Bootstrap.

Com elea, sites e sistemas responsivos são criados mais rápido, evitando que milhares de novas linhas de código CSS e JavaScript seja escritas apenas para essa aplicação.

Conheça o Blog Corporativo da XS Informática

Seja bem vindo!

Blog Corporativo

Blog Corporativo

Temos o prazer de anunciar o lançamento do Blog Corporativo da XS Informática.

Nesse espaço, a XS Informática divulgará e comentará a visão da empresa sobre os fatos e tecnologias que nos afetam.

Sempre com a prerrogativa de informar o máximo possível, e obtendo as solução que a XS Informática sempre consegue para seus clientes.

Estamos abertos a receber seus comentários em nossas postagens e ficaremos contentes e respondê-las.

Sejam bem vindos ao nosso blog.

Você pode ter um blog corporativo para a sua empresa também! Entre em contato no e-mail queroterblogcorporativo@xsinformatica.com.br ou entre em contato em nosso formulário.