Lançamento do Laravel 5.5 LTS
No dia 30 de agosto, foi oficialmente publicado o Laravel 5.5 LTS (Long Term Support), com garantia de suporte por dois anos e três anos para correção de falhas de segurança.
Essa versão trás várias novidades interessantes para os desenvolvedores.
Volta do Woops – nada mais de mensagens simples de erro ou mesmo ter que fazer instalação manual, o Woops está de volta ao Laravel desde a versão 4 e agora, os desenvolvedores terão melhor acerto na correção de erros, dos mais simples aos mais complexo – como sabemos, os mais simples levam mais tempo para ser corrigidos!
Collection Dumping – agora os comandos dd e dump fazem um debug mais simples das collections. Veja post completo sobre o Collection Dumping.
Renderização de Exceções – no Laravel 5.5 você pode definir um método response público para uma saída de exceção como você preferir.
Responsable Interface – com a Responsable Interface, uma classe que implementa a interface pode ser retornada como um método de um controlador e se chamada pela rota diretamente. Veja mais detalhes sobre a Responsable Interface.
Método de Validação do Request – no Laravale 5.5 o desenvolvedor pode validar o request no próprio objeto.
Objeto de Validação Personalizado – criar um objeto de validação personalizado, permite que no Laravel 5.5 ter um local onde a lógica de validação fica armazenada. Conheça mais detalhes sobre o objeto de validação personalizado.
Blade com definições de autorização e visitante – No Blade, agora podemos indicar se o usuário é visitante ou tem autorização para o recurso sem o uso do if!
Definições do Frontend – em vez de iniciar um projeto como Vue.js como padrão, Laravel 5.5 pode se definir a biblioteca de frontend desejada, seja o próprio Vue.js ou o React ou o Bootstrap ou mesmo, nenhum.
Arquivos Factory separados – você pode criar um arquivo Factory independente para casa um dos seus Models usando o Artisan.
migrate:fresh – como esse simples comando, o Artisan pode criar uma base de dado e rodar todas as migrates de uma vez. Parecido como migrate:refresh, que executa um rollback da base e roda as migrates.
RefreshDatabase – permite fazer uma rápida migração do banco de dados de testes, independente que seja uma base em memória ou tradicional.
Método withoutExceptionHandling() – que permite a uma base de teste desabilitar o tratamento de exceções e capturar a exceção diretamente.
Descoberta Automática de Pacotes – o Laravel 5.5 identifica os novos pacotes (a maioria deles, pelo menos) de forma automática, sem precisar configurar alias ou providers. O próprio Taylor Otwell falou sobre a descoberta automática de pacotes.
Veja o vídeo de lançamento trazendo as novidades do Laravel 5.5:
A XS Informática usa em seus novos projetos o Laravel e, com certeza irá tirar proveito dos novos recurso do Laravel 5.5 para benefício de seus clientes. Entre em contato para conhecer nossas soluções.